quinta-feira, 1 de março de 2012

Bule publicitário “Chá Gorreana” - Sacavém




Bule que, à semelhança do modelo «chá Licungo» anteriormente apresentado, deve ter feito parte de um serviço de chá para uma pessoa – égoiste. Falta açucareiro e a chávena com pires. Peça moldada, com publicidade, em tom de castanho-mel, de forma esférica, cingida por friso marfim recortado com pequenos semi-circulos envolvendo o bojo, com inscrição “Chá Gorreana” em castanho-mel, nas duas faces, e bolas marfim dispersas regularmente pela restante superfície. Tampa com pega trapezoidal. Asa trapezoidal arredondando em baixo. Bico em pescoço de cisne. Carimbo a verde Gilman & Cta, Sacavém, Portugal e a letra B.
Data: c. 1935
Dimensões: comp. c. 20 cm x alt. c. 11,5 cm
Mais um exemplo de peça com publicidade a uma marca de chá, desta vez o açoriano «Gorreana» da ilha de São Miguel. O primeiro chá produzido na ilha data de 1883.
A datação, como já dissemos, é aproximada, de acordo com forma e decoração, e esta será, em nossa opinião, art déco na sua vertente modernista, pelo que esperamos pistas mais concretas. Temos sempre de ter em consideração que apesar de ter existido uma tabela de preços para 1945-1951 onde aparecem muitos dos modelos aqui apresentados, isso não significa que eles não tenham sido criados e produzidos em data anterior. Certamente terão existido outras tabelas antes dessa onde terão aparecido muitas das formas referidas.
Das várias peças publicitárias da colecção, esta será a nossa preferida, apesar da tampa partida e restaurada - estava mesmo em muito mau estado quando a comprámos e o trabalho da nossa restauradora é quase um milagre (obrigado S.). É um objecto que nos dispõe bem, vá-se lá saber porquê!




Sem comentários: