segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pote para tabaco Art Déco – Raoul Lachenal



Grande pote para tabaco, de grés moldado e parcialmente esmaltado, craquelé, a azul com decoração vegetalista, de grandes flores turquesa, composto por 3 partes: um recipiente cilíndrico, não vidrado, com gola saliente vidrada a azul, sobre o qual se coloca tampa com pega em forma de botão e que encaixa no recipiente exterior decorado. Na base dedicatória escrita à mão “A mon ami Léon Raquin” e assinada Raoul Lachenal. Dado tratar-se de uma oferta pessoal acreditamos que seja peça única.
Data: c. 1930
Dimensões: alt. 12,5 cm x diâm. 18,5 cm



Raoul Lachenal (1885-1956), tendo sido formado no atelier de seu pai, Edmond Lachenal (1855-1930), aperfeiçoa a técnica da modelação e do torno noutros ateliers, nomeadamente no de Jeannin e Guerineau. Raoul trabalhou no estúdio do pai até 1911, data em que criou  a sua própria fábrica em Boulogne-sur-Seine. Começando por fabricar porcelana alargou posteriormente a produção à faiança e ao grés.
As necessidades de inovação levam-no a pesquisas sobre o grés que vai levar a efeitos imprevistos e inovadores como escorridos claros, vivos, preciosos, bem acolhidos pela crítica.
As suas criações pessoais, assinadas, realizadas numa argila de grés a que junta caulino para obter uma pasta extremamente fina, são decoradas com esmaltes que vão do branco puro craquelé ao negro muito intenso, passando pelos azuis, vermelhos e verdes. Nas peças policromas cada tom é “cloisonné” por um limite, normalmente, de um negro aveludado.


Sem comentários: