terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Ampara-livros art déco “Veados” – Lusitânia-Lisboa





Par de ampara-livros de cerâmica moldada, dentro da gramática art déco, em forma de veados a saltar, castanho-escuro, cujos corpos são sustentados por herbáceas estilizadas, a branco, que despontam sobre o perfil de terreno ondulado, a vermelho, que forma o soco. Na base, carimbo estampado, verde, da unidade de Lisboa: escudo coroado Lusitânia, com Cruz de Cristo enquadrada pelas iniciais C F C L [Companhia das Fábricas de Cerâmica Lusitânia] sobrepujando Portugal.
Data: c. 1930 - 40
Dimensões: alt. 12,5 cm x comp. 9,7 cm x larg. 4 cm

Já aqui apresentámos uma corça saltando da Fábrica de Loiça de Sacavém, agora é a vez de mostrar mais um exemplo de escultura animal em movimento, no caso dois veados saltando, que na sua função de ampara-livros, se desenham simetricamente afrontados, da unidade fabril de Lisboa da Lusitânia. A utilização da temática animalística e/ou vegetalista estilizada, por vezes fortemente geometrizada e mesmo mecanizada, revelou-se uma tendência recorrente da apropriação da natureza no estilo art déco.
São pouco frequentes exemplos de escultura animalista, particularmente em movimento, na Art Déco em Portugal. No entanto, como se tem vindo a mostrar (e continuaremos a fazê-lo) eles existem.

Sem comentários: