domingo, 15 de janeiro de 2012

Açucareiro e leiteira da Electro-Cerâmica



Voltando ao tête-à-tête da empresa Electro-Cerâmica de Vila Nova de Gaia, apresentado no dia 8 de Dezembro do ano transacto, hoje apresentamos duas peças remanescentes de um serviço de chá – leiteira e açucareiro - com o mesmo modelo e uma outra decoração. Trata-se de um motivo estampado, policromo, de flores estilizadas dentro da gramática art déco alemã formando friso.
Achámos interessante a aquisição destas peças, não só por apresentarem uma decoração claramente germânica, mas também pelo carimbo, mais simples que encontrámos desta fábrica, dado apenas apresentar, em verde, EC inscrito num quadrado na oblíqua, sem qualquer outra menção. Assim, questionamos qual a sua datação que, talvez, corresponda a uma primeira fase, por volta de 1930, quando a empresa começou a produzir louça utilitária e decorativa, como já referimos.
Esta nossa intuição é reforçada pelo conhecimento de um serviço de café completo, que integra a colecção de familiares, que aqui mostramos.





Apresenta, para além da mesma decoração, carimbo idêntico mas em azul. Para mais, este último modelo da EC é claramente inspirado no célebre serviço de chá e café Donatello, ainda Arte Nova, criado por Hans Günther Reinstein e Philipp Rosenthal, em 1904, para a firma alemã Rosenthal. A maior diferença em relação ao modelo original encontra-se na configuração das asas, cujo ângulo, na versão portuguesa é chanfrado.
Aliás, este tipo de decoração estampada formando friso, é muito característico da produção alemã da década de 1920, como veremos.

Sem comentários: