quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tête-à-tête da Empresa Electro-Cerâmica de Vila Nova de Gaia




Dentro da gramática art déco, tête-à-tête para chá, composto por tabuleiro, bule, açucareiro, leiteira e duas chávenas com respectivos pires. Peças de porcelana moldada, de cor branca com pequenas flores estilizadas a azul e laranja, realçadas com filetes e laranja e rebordos por lista cinza-claro. Na base, carimbo cinzento (excepto numa chávena que é igual mas em azul): EC inscrito num quadrado na oblíqua envolvido por Empreza/Electro/Cerâmica/VNGaia
Data: c. 1930
Dimensões: tabuleiro: 30 cm x 23 cm (restantes peças várias dimensões)

Em 1914 foi criada a firma Mourão & Companhia Limitada, com sede e fábrica na Fonte das Regadas, no Candal, em Vila Nova de Gaia, que se dedicava ao fabrico de acessórios eléctricos de porcelana, uma sociedade por quotas, cuja alteração do capital social haveria de dar origem à Empresa Electro-Ceramica Limitada no ano seguinte. Em 1919 transformar-se-ia na Empresa Electro-Cerâmica, SARL.
Por volta de 1930, a empresa começou também a produzir louça utilitária e decorativa. Em 1936 faz uma parceria com a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre, adquirindo, cada uma delas, 50% do capital da Sociedade de Porcelanas de Coimbra (SP-Coimbra).
À beira da falência, a Electro-Cerâmica é adquirida, em 1945, pelo Grupo Vista Alegre, que procedeu à sua reestruturação económica, estabelecendo aqui a produção «da pequena aparelhagem eléctrica, dos isoladores, das tubagens em plástico VD para instalações eléctricas interiores e das tubagens em tubo Bergmann para instalações eléctricas exteriores, isto é, tudo o que se relacionava com electricidade» Assim, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre e a SP-Coimbra cencentraram a produção de porcelana de mesa e decorativa a nível nacional. (Ver:
As peças produzidas, pelo menos até 1940, inclusive, ostentam o carimbo com as letras EC sobrepostas, inscritas num quadrado na oblíqua, com a designação Empreza/Electro/Cerâmica/VNGaia distribuídas pelos quatro lados. Posteriormente, e até 1945, o carimbo simplifica-se reduzindo-se ao EC inscrito no quadrado sobrepujando o nome Candal. Estamos, pois, perante um curto período de cerca de quinze anos de produção de porcelana utilitária e decorativa.


Compreende-se os receios da Vista Alegre perante a qualidade da produção desta fábrica, tal como da SP-Coimbra, cuja concorrência é eliminada.

Sem comentários: