sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Jarra “pele de serpente” Aleluia - Aveiro




Jarra de faiança moldada de forte presença escultórica, sinuosa e orgânica. Partindo de uma base circular desenvolve-se uma forma retorcida bilobada que dá corpo à jarra propriamente dita, mas cuja torção projecta, a partir da parte do lóbulo mais largo, uma “excrescência” em fita interligando o bocal e a base, formando, assim, uma espécie de pega. A face exterior é pintada com manchas a duas cores – castanho e amarelo – sobre as quais foram aplicadas, de forma espontânea, curtas e amiudadas pinceladas de branco, produzindo um efeito “pele de serpente”. O interior é branco. Na base, carimbo castanho Aleluia-Aveiro e Fabricado Portugal e, pintado à mão, a ouro, 753.
Data: c. 1955
Dimensões: alt. c. 31,3 cm

4 comentários:

Maria Andrade disse...

Que interessante esta jarra!
Nunca tinha visto nenhuma peça com esta decoração, igual à que também tem o meu jarro Aleluia. Achava aqueles efeitos sobre o amarelo e castanho um pouco estranhos mas não me tinha ocorrido que podia ser imitação de pele de cobra.
Vejo agora que é realmente isso...
Muito obrigada por mais este vosso contributo para o meu esclarecimento...
Um abraço com votos de um ótimo 2012.

AM-JMV disse...

Confessamos que não é das peças anos 50 produzidas pela Aleluia-Aveiro a que mais aderimos. Justamente por causa da decoração. Mas a forma tem tanta força que ultrapassámos esse primeiro choque. É como a coca-cola, no dizer do Pessoa: «primeiro estranha-se, depois entranha-se».
Votos de um excelente 2012 também para si e todos os seus.
Grande beijinho.

Sandra Pena disse...

Muito à frente as peças da fábrica Aleluia. :-)
O primeiro contacto que tive com a loiça Aleluia foi com um candelabro em forma de gatinho bem estilizado, adorei.
Cá estarei em 2012 para ver mais peças e ficar deslumbrada. Um excelente Novo Ano de 2012 para vocês.

AM-JMV disse...

Sem dúvida, Sandra, os anos 50 são fantásticos na Aleluia. Como se dizia então, eram peças "à Picasso". Aliás, tudo quanto era moderno nesssa época, desde os móveis e a tudo o mais, da pintura à decoração, era "à Picasso". Um atraso de país, era o que era! ;) Contamos consigo em 2012 e um óptimo ano para todos.