sábado, 10 de dezembro de 2011

Fruteira de Hansi Staël - SECLA




Fruteira de faiança moldada, redonda com os bordos encurvados, pintada à mão. Parte interior, de cor branca, com pintura expressionista de frutos policromos. Exterior uniformemente verde celadon. Na base, pintado à mão, SECLA Portugal Hand painted 52 (?) Staël. Carimbo inscrito na pasta, no rebordo da base, SECLA Portugal 2 e, esgrafitado no vidrado, 2.
Data: 1952 (?)
Dimensões: c. 26,3 cm x c. 19 cm

Na sequência do post anterior, voltamos à fábrica SECLA – Caldas da Rainha com uma peça da húngara Hansi Staël (1913-1961). Nascida em Budapeste radica-se em Portugal depois da II Guerra Mundial, em 1946.

O acaso, como sempre acontece quando se vai à Feira da Ladra, fez-nos encontrar, há muitos anos, esta peça, da fundadora do Estúdio SECLA.
Como ceramista, Staël assumiu a chefia da secção de pintura da SECLA em 1950, e direcção artística a partir de 1954, colaboração que perdurou até 1957, data em que saiu por motivos de doença. Staël renovou a produção corrente da fábrica, pelas inovações estéticas que aí introduziu, onde estão patentes quer as influências vanguardistas da Europa Central desenvolvidas entre as duas guerras mundiais, quer o neo-realismo nacional, quer o revisitar da cerâmica tradicional portuguesa.
Viria a morrer em Londres em 1961.

2 comentários:

Czerwionka disse...

Cá estou, a espreitar tudo com atenção.
Isabel

AM-JMV disse...

Cara Isabel,
Seja bem vinda. Esperemos que continue a espreitar muito mais. :)
Cumprimentos