sábado, 19 de novembro de 2011

Tête-à-tête art déco Sacavém - Formato Coimbra





A propósito da extremamente útil divulgação que o blogue Memórias e Arquivos da Fábrica da Loiça de Sacavém (MAFSL) (http://mfls.blogs.sapo.pt/) tem vindo, desde 2009, a desenvolver, e que ontem nos presenteou com mais uma folha de desenhos do arquivo do Museu de Cerâmica de Sacavém com o motivo 910 aplicado sobre chávena e pires formato Avenida (que aqui duplicamos), aproveitamos para apresentar o exemplar que possuímos, em que o mesmo motivo nos aparece aplicado sobre outro formato. De facto, trata-se de um serviço tête-à-tête formado por 7 peças moldadas (bule, leiteira, açucareiro, duas chávenas e respectivos pires), modelo Coimbra, em que nos aparecem os mesmos motivos vegetalistas estilizados (folhagem verde e flores a laranja), que, estamos em crer, pintados à mão a partir da aplicação de uma estampilha (stencil) e com apontamentos livres, sobre fundo marfim. Na base, carimbo verde Gilman & Cta (Gilman & Comandita) – Sacavém, Made in Portugal. Excepto nas chávenas que não têm carimbo algum. Os pires, leiteira e açucareiro apresentam 910 (?) carimbado a castanho e os primeiros numeração e palavras inscritas mas ilegíveis.
Data: c. 1931 a 1946
Dimensões: Diversas
 Encontrámos decoração idêntica na produção da fábrica inglesa Swinnertons (Staffordshire) como se pode observar na imagem que anexamos.


Quanto ao formato Avenida, sabemos que também ele tem origem inglesa. Trata-se do modelo Eve criado, em 1930-31, por Eric Slater para a Shelley Potteries, Ltd. (Stoke-on-Trent, Stafford, Inglaterra) onde era director artístico.
Em relação ao formato ora apresentado – Coimbra – também nos parece ter a mesma origem, embora ainda não o possamos comprovar.
Não eram só os modelos e as decorações que vinham de Inglaterra, de lá também vinha grande parte das matérias-primas empregues na Fábrica de Loiça de Sacavém (FLS).

2 comentários:

MAFLS disse...

Grato pela elogiosa referência, a qual o vosso espaço também já merece.

Quanto ao formato Avenida da FLS, devo dizer que toda a bibliografia que conheço sobre a produção da Shelley o faz coincidir com o formato Eve, embora os formatos Mode e Vogue sejam também cónicos.

A diferença maior reside nas asas, que correspondem a triângulos fechados nestes dois últimos modelos.

Saudações!

AM-JMV disse...

Obrigado pela correcção MAFLS, foi lapso nosso, porque se trata, de facto, do modelo EVE. É o que dá estar de livro aberto sobre os joelhos e ter um modelo numa página e o outro na contígua...
Veja-se: CASEY, Andrew - 20th Century Ceramic Designers in Britain. Woodbridge: Antique Collector's Club, p. 150-151.
Cumprimentos