domingo, 27 de novembro de 2011

Potes art déco Aleluia-Aveiro





Dois potes idênticos mas de dimensões distintas, em forma de balaústre, de tampas campaniformes, com pegas em forma de três “esferas” escalonadas, que assentam sobre os gargalos listrados. À semelhança de peça da mesma fábrica e período anteriormente tratada, apresenta fundo profusamente preenchido por fina filigrana de ramagens curvilíneas cor de mel sobre fundo creme. Na parte superior do bojo recebeu uma decoração vegetalista, estampilhada e pintada à mão, três vezes repetida, em tons de castanho, que denota influências da cerâmica popular, embora as composições florais tenham recebido uma estilização art déco. Sobre este conjunto, nova estampilha, a preto, deu origem a uma composição que lembra nuvens, que se prolonga na tampa.
Nas bases de ambos, pintado à mão, Aleluia-Aveiro. No mais pequeno acrescido de C e, inscrito na pasta, 45. No maior, B e, inscrito na pasta 43.
Dimensões do maior: alt. c. 24,5 cm
Dimensões do pequeno: alt 15 cm


Apesar de no catálogo, sem data, mas quase certamente de entre 1940 - 45, cuja capa e contra-capa e respectivas fotos, apresentamos, as dimensões da peça maior serem de 21 cm, o nosso exemplar é mais alto.



Sem comentários: