quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Placa Cerâmica: Vendedor de peixe da Lusitânia - Lisboa

Placa rectangular, de pó de pedra, com decoração policroma e relevada realizada pelo método da tubagem a separar as cores lisas. Representa, num grafismo estilizado art déco, um costume popular - um vendedor de peixe ou varino. Segundo José Meco, realizada na oficina de azulejos, dirigida por António Costa, da Fábrica de Cerâmica Lusitânia. Verso com estrias e dupla marca Lusitânia, em relevo. Estamos em crer que a moldura é de origem.
Data: c. 1930-40
Dimensões: alt. 30,5 cm x 15 cm

Conhecemos, porque publicados, mais dois exemplos desta série, que aqui também mostramos. Aliás, é um deles que nos esclarece tratar-se da Lusitânia Lisboa, como se pode ler no carimbo que a “pastora” da colecção Mário Oliveira Soares possui no canto inferior direito. Como o da nossa colecção nunca foi retirado da moldura, não sabemos se contém esta informação. A série de placas cerâmicas, que resultou da actualização dos temas tradicionais numa linguagem adequada aos tempos modernos, foi exponenciada na decoração azulejar, recortada, utilizada no átrio e escadas de um edifício na Avenida Óscar Monteiro Torres, em Lisboa.

(ver actualização em post de 19 de Agosto de 2012).


2 comentários:

Anónimo disse...

Este blogue é de grande qualidade e a meu ver deveria chegar ao maior nº possível de visitantes - tenho divulgado no FB mas não é suficiente; a minha sugestão é remeter a actualização do blogue simultaneamente no FB - experimentem!
Um excelente trabalho - continuação, p.f.!
Fátima Ribeiro

AM-JMV disse...

Cara Fátima,
Muito obrigado pelo elogio. Temos de pensar nessa possibilidade do FB. :)